quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Filosofia da Escola

Filosofia da Escola

O materialismo dialético e histórico deixa claro que os problemas de ordem material do homem bem como a questão das desigualdades sociais e de produção não são obras naturais, mas foram constituídas pela humanidade no decorrer do seu desenvolvimento.
O modo de produção da vida material condiciona os processos da vida social, política e espiritual. O mundo é um complexo de processos, no qual as coisas e conceitos estão em incessante movimento.
A filosofia de Marx e Engels desmascara os ideais burgueses e conduz o surgimento do socialismo científico, apresentando como tarefa a formação da consciência de classe, principalmente, nas camadas menos favorecidas e consequentemente contribuindo através da competência da escola na instrumentalização para a luta pela transformação social, buscando a apropriação, análise e construção como forma de emancipar os segmentos majoritários da população, que historicamente tem sido discriminados, expropriados e manipuladas das diversas maneiras.
Optamos por uma pedagogia qualitativa vinculada aos princípios do Materialismo Histórico porque possibilita a luta revolucionária das classes menos favorecidas, por uma sociedade mais justa onde todos tenham oportunidade e direito de exercer cidadania plena com competência, disciplina e conhecimento.
Nossa opção pela Sociologia Marxista justifica-se pelo fato de ser uma concepção cientifica de mundo, que defende os interesses das classes populares e conduz a emancipação.
Outra razão é que na Escola temos como principal objetivo a socialização do conhecimento cientifico universal, produzido pela humanidade, visando solucionar as questões de desigualdades e injustiças sociais produzidas pelo homem.
De acordo com o materialismo (visão marxista), todo o conhecimento científico produzido, toda técnica é invenção humana que deve se reverter em benefício para todos os homens.

Funções da Escola

Funções da Escola

Esta escola tem como função principal trabalhar a diversidade como um ato normal e inevitável em uma sociedade heterogênea e multicultural. A escola tem como compromisso garantir ao aluno um futuro promissor e estar preparada para educar na diversidade, e por isso significa educar com tolerância e respeito à idiossincrasia dos indivíduos e dos grupos que compõe.
Harmonizando a diversidade, criando espaços de coerência e tolerância durante o processo ensino aprendizagem, mantendo sob controle as tendências desagregadoras que a diversidade provoca ter consciência das mudanças que ocorrem e suas consequências.
Tratando o aluno como sujeito estabelecendo relação de reciprocidade, facilitando a aprendizagem.
Repensando conceitos, avaliando, mudando a visão sobre educação.
Uma escola que considera o aluno e encara o aprendizado como um processo de construção, tendo como alvo desta educação a autonomia.